Os "Heróis à moda de Lisboa" é um projecto literário inserido na colecção "Heróis à Moda de..." que pretende divulgar os falares e as tradições de várias regiões do país, através da magia do conto. Nos contos que integram este livro, com uma pitada de humor, bem temperados de fantasia e um bocadinho de cultura regionalista à mistura, são utilizadas expressões e giria usadas na zona metropolitana de Lisboa. Para que quem lê não fique a anhar, foi construído um Dicionário Alfacinha.
terça-feira, 28 de junho de 2011
HERÓIS À MODA DE... Em direto na SIC!
- Estás a falar para a central! Bai no Batalha... (Porto)
- Não demora o cagar de um mocho (Alentejo)
- Se me fazes esteporar, dou-te uma batata nas arcas que te viro (Madeira)
- Maria, dou-te a gancha, porque me ofereceste o pito... (Trás-os-Montes)
- ‘tás’ a ver se metes o Rossio na Betesga? (Lisboa)
Estas e muitas outras expressões vão estar em destaque a partir de 5ª feira (30 de Junho), pelas 16.30h, no programa BOA TARDE, da SIC, em que CONCEIÇÃO LINO vai ter que se haver com JOÃO CARLOS BRITO (Francesinhas à Moda do Porto, Heróis à Moda do Porto e coordenador da coleção), LUÍS MIGUEL RICARDO (Heróis à Moda do Alentejo), MARIA EUGÉNIA PONTE (Heróis à Moda de Lisboa), SUSETE RODRIGUES (Heróis à Moda da Madeira) e ANA CATARINO (Heróis à Moda de Trás-os-Montes).
Quem não puder ver em directo na televisão, pode fazê-lo no site da SIC, também em direto, ou, depois, em arquivo.
Em 30 de Junho, vão estar JOÃO CARLOS BRITO e ANA CATARINO.
Evento no Facebook
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Lançamento de Heróis à Moda de Trás-os-Montes... e não só...
No dia 1 de Julho, será lançado o "Heróis à Moda de Trás-Os-Montes", em Chaves (às 18h30m, na Biblioteca Municipal) e em Montalegre (às 21h30m, no Ecomuseu de Barroso).
O livro é composto por nove contos, de outros tantos autores, alguns deles bem conhecidos em Trás-os-Montes e no país, com coordenação de Ana Catarino.
Autores:
José Dias Baptista (Vila da Ponte, concelho de Montalegre),Ana Catarino (Santa Marta de Penaguião), Manuel António Araújo (Chaves), Nathalie Lopes (Chaves), Fernando de Castro Branco (Bragança), João Pinto Costa (Vila Real), Josefina Mourão (Bragança), Ana Zita Rocha (Bragança) e Manuel Cardoso (Macedo de Cavaleiros).
Com humor, pretende-se reavivar os regionalismos, uma das maiores riquezas do património imaterial transmontano.
A exemplo das obras anteriores, no final tem um delicioso Dicionário do Carai.
Mas, agora, falta o "não só"...
É que no dia anterior, 30 de Junho, estaremos na SIC, no programa Boa Tarde, de Conceição Lino, a falar deste livro e dos restantes da coleção (Porto, Alentejo, Madeira e Lisboa).
Um programa a não perder, com muitas surpresas!
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Heróis da Língua Portuguesa na Feira do Livro do Porto...
Os "heróis" reunir-se-ão em magno concílio, no próximo Domingo, dia 12 de Junho, a partir das 19.30h.
Será na Feira do Livro do Porto (Praça Apel) que estes novos heróis da língua marginal(izada) portuguesa discutirão sobre as cousas futuras, presentes e passadas dos chamados registos linguísticos marginais, como é o caso do calão, das gírias ou dos regionalismos.
João Carlos Brito (Porto e coordenador da coleção), Luís Miguel Ricardo
(Alentejo), Susete Rodrigues (Madeira) e Ana Catarino (Trás-os-Montes) são
os dignos representantes de cada uma das regiões que viu nascer, respetivamente, o Dicionário do Caraças, o Dicionário Parrascana, o Dicionário do Vilhão e o Dicionário do Carai.
Estes são os coordenadores de uma coleção intitulada Heróis à Moda de, vários livros publicados pela Lugar da Palavra, que pretendem contribuir para a preservação deste registos linguísticos marginais, sendo, indubitavelmente, a língua uma das maiores riquezas do património imaterial português.
Heróis à Moda do Porto, Heróis à Moda do Alentejo, Heróis à Moda de Lisboa, Heróis à Moda da Madeira e Francesinhas à Moda do Porto (e ainda Heróis à Moda de Trás-os-Montes, que será lançado para a próxima semana) são os livros que compõem a coleção.
Mas, como nem só de língua vive o homem, os heróis prometem oferecer, no final da conversa, não apenas um Porto de Honra, mas também um Alentejo de Honra, um Madeira de Honra e um Trás-os-Montes de Honra.
Faltará, apenas, o representante do Dicionário Alfacinha que não se poderá deslocar até ao Porto, mas marcará presença através de uma alface e de um pepino, cultivados na periferia da capital, que, crê-se, são de toda a confiança... por enquanto.
Esperamos que quando chegarem aos "... de Honra", os "heróis" presentes se lembrem de brindar também aos ausentes!
"Heróis" na Feira do Livro do Porto...
Subscrever:
Mensagens (Atom)