Os "Heróis à moda de Lisboa" é um projecto literário inserido na colecção "Heróis à Moda de..." que pretende divulgar os falares e as tradições de várias regiões do país, através da magia do conto. Nos contos que integram este livro, com uma pitada de humor, bem temperados de fantasia e um bocadinho de cultura regionalista à mistura, são utilizadas expressões e giria usadas na zona metropolitana de Lisboa. Para que quem lê não fique a anhar, foi construído um Dicionário Alfacinha.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Lançamento de Heróis à Moda de Trás-os-Montes... e não só...


No dia 1 de Julho, será lançado o "Heróis à Moda de Trás-Os-Montes", em Chaves (às 18h30m, na Biblioteca Municipal) e em Montalegre (às 21h30m, no Ecomuseu de Barroso).
O livro é composto por nove contos, de outros tantos autores, alguns deles bem conhecidos em Trás-os-Montes e no país, com coordenação de Ana Catarino.
Autores:
José Dias Baptista (Vila da Ponte, concelho de Montalegre),Ana Catarino (Santa Marta de Penaguião), Manuel António Araújo (Chaves), Nathalie Lopes (Chaves), Fernando de Castro Branco (Bragança), João Pinto Costa (Vila Real), Josefina Mourão (Bragança), Ana Zita Rocha (Bragança) e Manuel Cardoso (Macedo de Cavaleiros).

Com humor, pretende-se reavivar os regionalismos, uma das maiores riquezas do património imaterial transmontano.
A exemplo das obras anteriores, no final tem um delicioso Dicionário do Carai.

Mas, agora, falta o "não só"...
É que no dia anterior, 30 de Junho, estaremos na SIC, no programa Boa Tarde, de Conceição Lino, a falar deste livro e dos restantes da coleção (Porto, Alentejo, Madeira e Lisboa).

Um programa a não perder, com muitas surpresas!

1 comentário:

  1. Mais uma boa notícia!

    E finalmente mais um programa de televisão que nos mostra ao país!

    Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar