Os "Heróis à moda de Lisboa" é um projecto literário inserido na colecção "Heróis à Moda de..." que pretende divulgar os falares e as tradições de várias regiões do país, através da magia do conto. Nos contos que integram este livro, com uma pitada de humor, bem temperados de fantasia e um bocadinho de cultura regionalista à mistura, são utilizadas expressões e giria usadas na zona metropolitana de Lisboa. Para que quem lê não fique a anhar, foi construído um Dicionário Alfacinha.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que é para mim...

Num dia normal recebi, via mail, uma mensagem surpreendente.
Tinha sido convidada por uma escritora, Maria Eugénia Ponte, para escrever um conto.
O melhor foi saber sobre o quê e como o devia fazer… sobre Lisboa e usando expressões populares ou vocábulos específicos. Fiquei logo curiosa com o Projecto.
Diariamente, utilizo diversas palavras populares para designar algo, assim como pessoas da minha família, como a minha avó.
Ainda por cima, algumas pessoas convidadas para o Projecto faziam parte do Book Crossing.
Isso ainda pesou mais na minha resposta.
Desde sempre, tive a necessidade de expor os meus sentimentos e pensamentos em palavras, era como me dava a conhecer melhor. Poucas pessoas sabiam desse meu vício. Escrevia pequenos poemas em prosa e sonhava, sonhava…

Normalmente, tenho sempre a noção que nunca sou suficientemente boa para fazer o que quer que seja. Mas desta vez, achei que devia tentar. Pelo menos, tentar.
Na vida, há oportunidades que nunca voltam a proporcionar-se e já me aconteceu, perder ocasiões interessantes para fazer mais pela minha auto-estima e pela minha vida profissional.
É rumar ao desconhecido, por locais nunca antes conhecidos.
Com a ajuda do marido e dos amigos decidi dar início à aventura.
Procurei termos lisboetas e depois de escolher as personagens, comecei a elaborar, na minha cabeça, um trama interessante.
Fui de férias e levei o conto para outras paragens, à procura de inspiração.

Acabei por fazer um estudo prévio das personagens, assim como das palavras/vocábulos/expressões populares. Tal abriu-me a mente e as ideias fluíram melhor.
Talvez tenha escrito o conto em duas semanas, depois de muito ter pensado. Dou tudo de mim quando acho que vale a pena e não perco tempo!
Até saber se o conto sairia ou não, estive sempre com receio do meu não ser escolhido.
Estou muito feliz com esta oportunidade e agradeço do fundo do coração à Maria Eugénia Ponte, por me ter facultado toda esta experiência.

Espero que leiam este livro, pois vai valer a pena, quer para rir um pouco, aprender mais alguma coisa sobre Lisboa, recordar tempos antigos, identificar palavras e termos linguísticos populares engraçados, conhecer ou recordar personagens importante e etcs.
São imensos motivos para ficarem curiosos…

1 comentário:

  1. Liliana, não precisas agradecer-me, a sério!
    Agradece, isso sim, ao facto de seres como és e sabes porquê?
    Nunca pensaste porque é que eu te convidei?
    Eu vou dizer-te porque foi que "adivinhei" o teu sonho e o teu gosto pela escrita.
    Quando coloquei um post no fórum do BookCrossing a pedir ajuda com a giria/reginonalismos, foste logo uma das pessoas que se interessou e tentou ajudar.
    Fui "investigar-te" e verifiquei que escrevias bem e que gostavas de escrever.
    Então, eu pensei em convidar-te para o projecto e ainda bem que o fiz porque foste sempre super interessada, disponivel, simpática e educada.
    É um prazer trabalhar com pessoas como tu e eu é que agradeço o teres dito SIM!
    Beijinhos, amiga...

    ResponderEliminar